Secador Caixa > Cafeicultura

 

Há anos a Polidryer tem pesquisado e avaliando inovações tecnologias capazes de suprir as necessidades dos nossos cafeicultores e melhorar a qualidade dos nossos produtos , principalmente, o café. Surgiu, neste momento, o secador de caixa que nada mais é que o secador de leito fixo um pouco modificado.

 

Para tentar levar ao produtor rural um sistema mais seguro , a Polidryer desenvolveu um kit de secagem um pouco diferente dos encontrados no mercado. O sistema de aquecimento do ar, como a fornalha , está localizada na parte externa, em relação à câmara de secagem e com isto evita-se o risco de incêndio, devido ao acúmulo de resíduos ou pó sobre a tubulação de ar quente. Outro ponto importante que devemos ficar atento é quanto à regulagem da combustão, seja da lenha ou da palha. Quando a combustão é mal feita há produção de uma fumaça muito densa e escura impregnada de uma série de componentes químicos que podem ser prejudiciais, tanto ao ambiente, como às pessoas que moram ou transitam próximas ao secador. Para isso recomenda-se uma fornalha que possua um sistema de controle do ar necessário para a perfeita combustão, principalmente, da palha do café. A Polidryer acaba de desenvolver uma fornalha dotada de um queimador que, além de controlar a qualidade da combustão, permite o controle automático do controle da temperatura do ar de secagem, com isso proporcionando economia de lenha ou palha e melhor qualidade final do seu café.

 

Figura 1- Kit do secador de caixa

 

Na Figura 1, temos o Kit de secagem composto por um depósito de palha bem dimensionado com relação a quantidade de palha a ser queimada, com um volume mínimo para propiciar a queima por até 10 horas de secagem. Esta fornalha é de fogo indireto e com capacidade para produzir uma temperatura em torno de 60°C. Um ventilador centrífugo bem dimensionado para fornecer o fluxo de ar necessário para uma boa secagem.

 

Figura 2- Kit do secador de caixa mostrando a distribuição do fluxo de ar do ventilador para o difusor.

 

Na Figura 2, temos a fornalha e logo após, tem-se um ventilador centrífugo direcionando o fluxo de ar para o difusor. Neste difusor o ar é distribuído para a câmara de secagem onde é colocado o café.

 

Figura 3 – Câmara de secagem

 

Na Figura 3, tem-se a câmara de secagem que geralmente é construída em alvenaria pelo próprio produtor rural. As suas dimensões são de 5m(comprimento) x 3m (largura)x 1,20 m ( altura). A capacidade é para 15.000 lt ou 250 medidas de 60 lt.

 

Maiores informações:

 

Indùstria e Comércio de Máquinas Polidryer Ltda

Rua Jose Timóteo Silva, 05 - Bairro Santo Antônio

36.570-0000 Viçosa -MG

Tel: (31) 3891-4996 ou 3891-6120

e-mail: vendas@polidryer.com.br

 

 


 

 

Siga-nos em nossas redes

4A Polidryer mantém um canal aberto com seus clientes através de sua rede social pelo Facebook, siga-nos e acompanhe o que estamos trazendo de novidades para o mercado brasileito. vendas@polidryer.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player