Cafeicultura > Secagem Comunitária de Produtos Agrícolas

 

A secagem de produtos agrícolas feitos através de Associações Comunitárias tem-se tornado uma prática muito comum nos meios produtivos do Agronegócio. Além de atender a demanda de vários produtores existe uma otimização no uso do equipamento, trazendo benefícios para um maior número de produtores com ganhos na quantidade a ser comercializada obtendo uma melhor qualidade do produto e melhor preço.


 

Figura 1 – Vista de um galpão Comunitário com 4 (quatro)
Secadores de 3000 Lt ou 50 medidas de 60 Lt. para Café.


 

Os secadores rotativos possuem capacidade de secagem individual em torno de 3000 Lt de Café. Sugere-se colocar o café de meia seca para diminuir o tempo de secagem. Este tempo está em torno de 29 horas, dependendo do teor de umidade inicial do café. Para outros produtos, como o milho, o tempo de secagem será bem menor.

 

Usa-se neste processo a fornalha de fogo indireto onde os gases da combustão da lenha não entram em contato com o produto dentro da câmara de secagem evitando o cheiro de fumaça. Também, pode-se observar o baixo consumo de lenha que está em torno de 12 kg /hora vindo a contribuir para preservar o  meio ambiente.

 

Outra vantagem deste sistema é do diâmetro deste tambor rotativo onde, além de ter uma melhor distribuição do ar de secagem principalmente no final da operação não necessita de elevador de caneco, que onera em muito o sistema proposto.

 

 

Figura 2-Vista do sistema de secagem com os quatros secadores rotativos.

 

Neste sistema poderá operar o sistema de secagem grupo de 4 (quarto) produtores sendo que cada lote de café gasta em torno de 2 a 3 dias. Ao longo de uma semana pode ser beneficiado em torno de 8 produtores.

 

 

Figura 3- Vista lateral do sistema de secagem comunitário com as respectivas
dimensões. Nesta vista lateral observa-se que cada secador tem o sistema de carga independente
com portões de correr onde um veículo ou uma carretinha poderá fazer o seu abastecimento e o
carregamento após a secagem.

 

 

Figura 4 – Vista frontal do sistema de secagem com as respectivas dimensões.

 

 

Nesta foto, nota-se a altura do pé direito do galpão e os detalhes da tesoura do telhado. Sobre a parede recomenda colocar uma tela para dar mais segurança ao sistema de secagem.

 

 

Figura 5- Base de concreto do sistema de secagem comunitária
com as respectivas dimensões em mm.

 

 

Figura 6 – Distribuição interna dos equipamentos no sistema de secagem comunitária.

 

A Figura 6 mostra a distribuição interna dos equipamentos onde, funcionarão de maneira individualizada com o objetivo de atender o maior número de produtores.

 

2- Orçamento para implantação do sistema de Secagem Comunitária

 

Componentes

Quantidade

Preço/unid

Preço Total

Secador 04 - -
Telhado 138 m² - -
Portão 04 - -
Parede 50 m² - -
Tela 50 m² - -
Piso 108 m² - -
Mão de obra - - -
Total:

 

 

 

Obs: O preço dos outros componentes poderão ser obtidos nos municípios onde serão implantados o sistema de secagem comunitária.

Siga-nos em nossas redes

4A Polidryer mantém um canal aberto com seus clientes através de sua rede social pelo Facebook, siga-nos e acompanhe o que estamos trazendo de novidades para o mercado brasileito. vendas@polidryer.com.br

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player